Que 2016 é o Ano da Misericórdia, provavelmente, todo mundo já sabe. Que essa imagem aqui embaixo é o logo oficial desse Jubileu, todo mundo já deve saber também.
O que então nós fomos procurar saber é o significado de cada elemento que compõe essa figura que estampa a profundidade desse momento de graça para nossa Igreja. Então confira esse infográfico que preparamos pra você (passe o mouse sobre os elementos para ver os significados):
Tema Central do Jubileu da Misericórdia anunciado pelo Papa Francisco na Bula papal Vultus Misericordiae.
Jesus carrega sobre seus ombros o homem perdido, demonstrando o amor de Cristo e remetendo ao mistério da sua encarnação que culmina na redenção.
O Bom Pastor com extrema misericórdia carrega sobre si a humanidade, mas os seus olhos confundem-se com os do homem. Cristo olha com os olhos de Adão e Adão com os olhos de Cristo. Assim, cada homem descobre em Cristo, o novo Adão, a própria humanidade e o futuro que o espera, contemplando em seu olhar o amor do Pai.
A cena é colocada dentro de uma mandorla, uma espécie de amêndoa, figura típica da iconografia antiga e medieval, que recorda a presença das duas naturezas de Jesus: divina e humana.
Os três ovais concêntricos, que ficam mais claros à medida que chega à extremidade, sugerem o movimento de Cristo que conduz o homem para fora da noite do pecado e da morte.
Por outro lado, a profundidade da cor mais escura também sugere o mistério do amor do Pai que tudo perdoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário